segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Cientistas dos EUA descobrem novo anticorpo da gripe

Descoberta pode levar ao desenvolvimento de vacinas mais eficazes

Cientistas dos Estados Unidos descobriram um anticorpo que age contra 30 das 36 cepas da gripe. A descoberta representa um grande avanço na busca de um tratamento universal e de uma vacina contra a doença, segundo estudo publicado esta segunda-feira.
O novo anticorpo, denominado CH65, consegue aderir na superfície do vírus da gripe, denominada hemaglutinina, a qual sofre mutação a cada temporada, forçando os especialistas a projetar regularmente uma nova vacina.
Este anticorpo foi encontrado nas células de um voluntário, que tomou vacina contra a gripe desenvolvida para o ano de 2007, destacou o estudo, publicado nas Atas da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
"O que isto nos diz é que o sistema imunológico humano pode ajustar sua resposta à gripe e de fato produzir, embora com uma frequência baixa, anticorpos que neutralizam toda uma série de cepas", disse o autor principal do estudo, Stephen Harrison, do Hospital Infantil de Boston, Massachussetts (nordeste).
"Nosso objetivo é entender como o sistema imunológico seleciona os anticorpos e utiliza essa informação para fazer melhorias que contribuam para a elaboração de uma vacina que favorecerá a amplitude sobre a especificidade", emendou.
Na semana passada, pesquisadores britânicos e suíços anunciaram, na revista americana Science, a descoberta do primeiro anticorpo humano capaz de eliminar todos os vírus da gripe. Este anticorpo, denominado FI6, foi posto à prova nos subtipos de vírus da gripe A e sempre demonstrou eficácia contra a hemaglutinina, uma proteína frequentemente variável.

Fonte:http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário