sábado, 20 de agosto de 2011

Exercício diário pode render 3 anos de vida


Fazer apenas 15 minutos de exercício moderado por dia pode acrescentar três anos na vida de uma pessoa, segundo uma pesquisa realizada em Taiwan.

A maioria das pessoas tem dificuldades para manter a recomendação de 30 minutos diários de exercício, durante cinco dias por semana.

Especialistas esperam que ao identificar uma dose menor, mais pessoas estarão motivadas a levantar do sofá.


O pesquisador Chi Pang Wen, do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde de Taiwan, disse que dedicar 15 minutos do dia a formas moderadas de exercício, como um andar mais acelerado, por exemplo, poderia beneficiar a todos.

"É para homens, mulheres, jovens e idosos, fumantes, pessoas saudáveis e não tão saudáveis. Médicos, quando atendem a qualquer tipo de paciente, podem dar esse conselho, que serve para todos", afirma Wen.
Wen e seus colegas, que publicaram suas descobertas na revista médica "The Lancet" recentemente, acompanharam cerca de 416 mil pessoas durante 13 anos, analisando seus históricos de saúde e os níveis de atividade física realizados em cada ano.

Depois de considerar as diferenças de idade, peso, sexo e uma série de outros indicadores ligados à saúde, eles descobriram que os que faziam apenas 15 minutos de exercícios moderados por dia aumentavam a expectativa de vida em três anos, comparados àqueles que permaneciam inativos.

O exercício diário também está ligado à uma incidência menor de câncer e parece reduzir as mortes ligadas à doença em uma em cada dez pessoas.

"Cedo ou tarde, as pessoas vão morrer, mas comparado com o grupo inativo, o grupo que faz um pouco de exercício tem uma redução de 10% na mortalidade por câncer", conclui o pesquisador.

Fonte:http://vilamulher.terra.com.br-Por:Jessica Moraes

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro!
    A melhor prevenção é a informação e usando a camisinha, todos curtem melhor a vida e sem preocupação. Homens e mulheres, de qualquer idade, orientação sexual ou classe social são vulneráveis ao vírus HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ajude a divulgar informações e conscientizar mais pessoas sobre as formas de contágio e prevenção de DSTs. A camisinha é segura e a maior aliada nesse combate. Ela é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde. Curta a vida. Sexo, só se for com camisinha, senão não dá! Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre! Divulgue o site: www.aids.gov.br
    Perguntas sobre saúde aqui: http://www.formspring.me/minsaude
    Dúvidas no Orkut? Acesse: http://bit.ly/qp8nJ0
    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/minsaude
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir