domingo, 2 de setembro de 2012

Importância do Conhecimento Popular para o Conhecimento Científico




No conhecimento popular, também chamado de senso comum ou experiência cotidiana, as ideias não têm referencias que as comprovem e possuem uma forte inclinação para erros, é acrítico, superficial, sensitivo, assistemático, e está ligado a preconceitos e a tradições conservadoras; enquanto que o conhecimento científico visa estudar e esclarecer os fatos ocorridos no universo. Este é obtido de modo racional e conduzido por meio de procedimentos científicos, é real, contingente, sistemático, verificável, falível e aproximadamente exato. Mas existem semelhanças entre esses dois tipos de conhecimento, e por esse motivo se faz necessário estabelecer uma relação, por exemplo, a forma ou o modo como é narrado o fenômeno, os métodos e os instrumentos para explicá-lo.
O conhecimento popular possui uma objetividade limitada, pois é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, e é daí que vem sua importância, pois a ciência sempre se desenvolveu a partir do conhecimento popular quando este desperta suposições, dúvidas, indagações, merecendo portanto, credibilidade, de modo que pode servir de base para a construção do conhecimento cientifico. O conhecimento popular é àquele que é passado de geração a geração, e que também contribui para a compreensão da realidade, ás vezes não é comprovado cientificamente, mas outras, a ciência comprova e entende a sua concepção coerente, a sua existência, a sua eficácia ou não para a humanidade. 

7 comentários:

  1. achei bacana a informçâo,entretanto vincular ideias de senso comum exclusivamente a tradiçôes conservadoras é limitar seu argumento,já que em sociedade não existe só o senso comum conservador como de qualquer um que segue determinado paradigma e/ou posicionamento político.

    ResponderExcluir
  2. um belo texto, mas cade as referencias ???

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado, me ajudou bastante pois estou fazendo um trabalho de escola, e conseguir resolver

    ResponderExcluir