A venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera estão proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e, de acordo com a Anvisa, não existe registro nem comprovação da segurança do uso do componente para esse fim.
A planta Aloe vera, conhecida popularmente como babosa, é empregada principalmente em produtos cosméticos para os cabelos, o que continua permitido.
Mas, segundo informações da Agência Brasil , também era encontrada em bebidas e alimentos, até mesmo com função de emagrecimento.
Porém, para ter permissão de ser comercializada desta maneira, a planta precisaria se submeter ao registro da Anvisa, por pertencer à categoria de “novos alimentos”.
O uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizante de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido, de acordo com a Agência Brasil.
Fonte: Blog da Saúde
Fala serio q sacanagem....a algum tempo tomo um suplemento de puro suco da aloe e me sinto muito bem,minha mãe tinha manchas na pele ,não durmia bem,começou a tomar e esta se sentindo muito bem....agora os medicos vem dizer q a babosa provoca cancer...faz me rir....eu e a China inteira estariamos mortos....o q faz o dinheiro..os medicos e farmaceuticos estão ganhando menos...com as drogas q receitam...porque não pribem o cigarro????A esse da dinheiro para eles....
ResponderExcluirOlá LiKes, o problema é que todos os documentos científicos apresentados para a Anvisa, em pedidos de registro de alimentos à base aloe vera, foram insuficientes para comprovar que o consumo desses alimentos não representa risco para a saúde da população. A Agência constatou, ainda, ausência de estudos toxicológicos sobre esse produto.Além disso a Aloe vera possui algumas substâncias capazes de provocar mutação nas células humanas.
ResponderExcluirSegundo o documento, aloe vera apresenta produtos de biotransformação potencialmente tóxicos, assim não possuem efeitos somente imediatos e facilmente correlacionados com sua ingestão, mas também efeitos que se instalam em longo prazo e de forma assintomática, podendo levar a um quadro clínico severo, algumas vezes fatal.
Então, se por um lado está te beneficiando de alguma forma por outro pode estar provocando um dano maior ainda.
Um abraço.
porque a anvisa nao proibe o cigarro.....a cachaça...a vodca....efeitos assintomaticos tambem....a longo prazo...cancer...tudo depende a quem voce defende creio pelo interesse de gente com dinheiro..que tem comprado tudo e a todos.....ja que para uns uma lei para outros a lei ....
ResponderExcluir