quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Alimentos à base de Aloe vera estão proibidos

A venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera estão proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e, de acordo com a Anvisa, não existe registro nem comprovação da segurança do uso do componente para esse fim.

A planta Aloe vera, conhecida popularmente como babosa, é empregada principalmente em produtos cosméticos para os cabelos, o que continua permitido.

Mas, segundo informações da Agência Brasil , também era encontrada em bebidas e alimentos, até mesmo com função de emagrecimento.

Porém, para ter permissão de ser comercializada desta maneira, a planta precisaria se submeter ao registro da Anvisa, por pertencer à categoria de “novos alimentos”.

O uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizante de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido, de acordo com a Agência Brasil.


Fonte: Blog da Saúde

3 comentários:

  1. Fala serio q sacanagem....a algum tempo tomo um suplemento de puro suco da aloe e me sinto muito bem,minha mãe tinha manchas na pele ,não durmia bem,começou a tomar e esta se sentindo muito bem....agora os medicos vem dizer q a babosa provoca cancer...faz me rir....eu e a China inteira estariamos mortos....o q faz o dinheiro..os medicos e farmaceuticos estão ganhando menos...com as drogas q receitam...porque não pribem o cigarro????A esse da dinheiro para eles....

    ResponderExcluir
  2. Olá LiKes, o problema é que todos os documentos científicos apresentados para a Anvisa, em pedidos de registro de alimentos à base aloe vera, foram insuficientes para comprovar que o consumo desses alimentos não representa risco para a saúde da população. A Agência constatou, ainda, ausência de estudos toxicológicos sobre esse produto.Além disso a Aloe vera possui algumas substâncias capazes de provocar mutação nas células humanas.

    Segundo o documento, aloe vera apresenta produtos de biotransformação potencialmente tóxicos, assim não possuem efeitos somente imediatos e facilmente correlacionados com sua ingestão, mas também efeitos que se instalam em longo prazo e de forma assintomática, podendo levar a um quadro clínico severo, algumas vezes fatal.

    Então, se por um lado está te beneficiando de alguma forma por outro pode estar provocando um dano maior ainda.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. porque a anvisa nao proibe o cigarro.....a cachaça...a vodca....efeitos assintomaticos tambem....a longo prazo...cancer...tudo depende a quem voce defende creio pelo interesse de gente com dinheiro..que tem comprado tudo e a todos.....ja que para uns uma lei para outros a lei ....

    ResponderExcluir