sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Conheça algumas mudanças no organismo depois do 40 anos!

É, como essa realidade está chegando resolvi repassar essa matéria do blog Diário de Biologia, para que tantos como eu , aos quarenta,não se espantem com as mudanças que a idade traz.



Quando chegamos aos 40 anos de idade, estamos na metade de nossas vidas. Nessa idade, o corpo atingiu a maturidade e conseguimos perceber que não somos mais tão fortes e ágeis. Começamos a envelhecer a muito tempo, mas só depois dos 40, percebemos as marcas do tempo.

A PELE: O efeito do sol é responsável pelos primeiros sinais. Aparecem as rugas. Desde o nascimento, nossa pele é renovada em um ritmo alucinante. Para repor as células das camadas superficiais que morrem constantemente, a pele fabrica 40 mil novas células a cada minuto. Aos 45 anos, já foram eliminados 180 quilos de células mortas. A renovação é tão rápida que as células mais velhas de nossa pele não têm mais do que um mês de idade. Mas a causa das rugas não são as células danificadas. As rugas se tornam mais nítidas por causa das fibras do tecido que dão suporte à pele: o colágeno. A radiação ultravioleta do sol dispara uma reação em cadeia, que degrada o colágeno. As fibras se tornam mais finas e quebradiças, a pele perde a elasticidade, fica flácida. As rugas são inevitáveis


A VISÃO: A visão também se modifica. Podíamos ler sem óculos. O cristalino, a lente de nossos olhos, é formado por células que não se renovam, assim como as células do coração e algumas do cérebro. Elas permanecem as mesmas do nascimento até a morte. Com a idade, o cristalino se torna mais rígido, com mais dificuldade para focalizar. Fica difícil a gente adaptar-se às variações de claro e escuro. E para piorar, os olhos ficam mais secos. As lágrimas que serviam para lavá-los estão mais escassas.
O PESO: As mudanças atingem todo nosso organismo. Aos 40 engordar é muito mais fácil. À meia idade, os níveis hormonais estão mais baixos e por causa disso, perdemos massa muscular. Com menos músculos, queimamos menos calorias e o organismo começa a economizar gordura. Se continuarmos comendo com antes, a gordura ficará acumulada. Quando nossas mitocôndrias (estruturas celulares responsáveis pela produção de energia) envelhecem, nossa capacidade de metabolizar gordura diminui e por isso engordamos mais.
ESTRESSE: Daqui pra frente, com o metabolismo mais lento, o estilo de vida agitado causa uma grande pressão, o que aumenta as condições para a instalação do estresse. Reconhecer os sinais externos do estresse é fácil: mãos geladas, respiração ofegante, palidez na face, sensação de cabeça vazia. As glândulas supra-renais jogam adrenalina e cortisol na corrente sangüínea. Esses hormônios fazem os músculos contrair, as artérias fecharem e o coração bater mais rápido. A pressão arterial sobe e o corpo tem que agüentar as conseqüências. O estresse danifica e apressa o envelhecimento dos vasos sangüíneos. A pressão alta agride as células do revestimento interno das artérias. Elas se tornam menos elásticas, endurecidas.
MENOPAUSA: Depois dos 40-50, para as mulheres, essa fase da vida reserva um outro desafio: a menopausa. Os ovários ficam sem óvulos e as menstruações desaparecem. A produção de hormônios sexuais, estrógeno e progesterona, cai. O corpo feminino vai chegando ao fim da idade reprodutiva. A falta de hormônios altera as regiões do cérebro envolvidas no humor, na disposição, e no controle do sono. O hipotálamo, área que coordena o controle da temperatura do corpo, também é afetado. O rosto fica afogueado. Surgem ondas de calor acompanhadas de suor e arrepios de frio. Os ossos e os músculos se ressentem da falta de hormônios e enfraquecem. O corpo da mulher passou a vida acostumado com os hormônios sexuais. Agora, eles não existem mais.

Fonte:http://diariodebiologia.com/2011/08/conheca-algumas-mudancas-no-organismo-depois-do-40-anos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário