quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mal de Parkinson


O mal de Parkinson é uma doença degenerativa so sistema nervoso, foi descrito e documentado pela primeira vez em 1817, pelo médico britânico James Parkinson. Esta doença acomete, em média, duas pessoas entre mil, é mais frequente depois dos 50 anos de idade, ataca igualmente homens e mulheres, independente de raça, cor, nível social ou situação geográfica.
As mudanças bioquímicas associadas à doença foram identificadas na década de 1960. Os investigadores identificaram um defeito cerebral fundamental que diferencia a doença: a perda de células cerebrais responsáveis pela produção deum neurotransmissor(dopamina) que ajuda a dirigir a atividade muscular. Esta descoberta levou os cientistas a encontrar o primeiro tratamento eficaz do mal de Parkinson, fato que permitiu o surgimento de terapias ainda mais eficazes.
Os sintomas iniciais podem ser leves e pouco específicos (tremedeira leve, sensação de rigidez). Outros sintomas são: tremedeira de diferentes intensidades; falta de movimentos; dificuldade de andar; estabilidade ruim quando a pessoa está em pé; ausência de expressão facial; lerdeza de movimentos; intranquilidade (os dedos do doente ficam se movendo como se contassem dinheiro); dificuldade para manter a boca fechada; tom de voz baixo e monótono; deterioração intelectual; perda de peso; pele oleosa; depressão; confusão; dificuldade para fechar as pálpebras; ansiedade; distúrbios do sono, entre outros.
Não é conhecida cura para o mal de Parkinson e o objetivo do tratamento é apenas controlar os sintomas. Os remédios controlam os sintomas principalmente mediante o incremento dos níveis de dopamina no cérebro. Na medida em que os sintomas variam, devem se modificados a dosagem, o tipo específico de medicamento, o tempo entre as doses e a maneira como os remédios são tomados. A maioria das pessoas responde aos medicamentos. O grau de alívio dos sintomas e o tempo de alívio variam de acordo com cada pessoa.
Para ajudar a combater este mal é preciso: adotar uma dieta saudável, fazer exercícios, ter períodos regulares de descanso, evitar o estresse, fisioterapia, terapia ocupacional, etc.
Quando não tratado, o mal de Parkinson piora até que a pessoa esteja totalmente incapacitada. Esta doença pode levar ao total deterioração das funções cerebrais e morte prematura.

Fonte:Thais Pacievitch(http://www.infoescola.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário