sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mapa Mundi digital com informações sobre meio ambiente de cada país

Recentemente o IBGE lançou um Mapa Mundi Digital onde é possível visualizar dados como indicadores sociais, meio ambiente, economia, população e redes. As informações foram obtidas do ano de 2004 até 2010. O mapa também mostra os objetivos do milênio. São oito tópicos e um deles é “Garantir a sustentabilidade ambiental”, mostrando o engajamento mundial pela proteção do meio ambiente.

(Tela principal do Mapa Mundi lançado pelo IBGE)

Na sessão de Meio Ambiente é possível visualizar a porcentagem de áreas protegidas, áreas cultivadas e áreas de pastagens permanentes de cada país. Além disso, é possível ver também a produção de gás natural e de petróleo de cada um deles.
De acordo com o Mapa Mundi, o Brasil possui apenas 28,92% de áreas protegidas no total do território nacional. 8,10% da área total são cultivadas enquanto 23,17% são de pastagens permanentes. Para a Carbon Dioxide Information Center, os Estados Unidos é o país mais poluidor do mundo e, mesmo assim, ele possui uma área de preservação maior do que a do Brasil (com 30,64%). No entanto, os EUA perdem em ecologia por terem mais áreas cultivadas (com 18,93%) e pastagens permanentes (com 26,02%).
Para ver o Mapa Mundi lançado pelo IBGE, clique aqui.
Fonte:http://www.ipam.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário