domingo, 24 de julho de 2011

Técnicas para Respirar Melhor

Fazemos isso até 22.000 vezes por dia! Mas como pode a maioria de nós passarmos a vida inteira respirando de forma errada, trazendo efeitos negativos em nossa saúde?
Agora é que a ciência finalmente se rendeu ao mantra que os praticante de Yoga pregam há anos, de que a respiração correta pode ajudar a aliviar a mente do stress, bem como desempenhar um grande papel em evitar ou aliviar doenças do coração, alergias e inclusive o ganho de peso. Sim, é isso mesmo: ganho de peso!
Faça os seguintes exercícios regularmente, duas vezes por dia, durante 10 minutos para ajudar o seu corpo e sua mente a funcionarem melhor:

Ansiedade

Quando você está ansioso, limita sua respiração, diz James S. Gordon, fundador e diretor médico do Centro de Medicina Corpo e Mente, em Washington. “E quando você limita sua respiração, ao invés de usar o diafragma, aumenta a ansiedade.” A chave é acalmar o sistema nervoso que libera hormônios de stress como o cortisol.

Tente isto: A Técnica do Ventre Leve

A maioria das pessoas respira 15 vezes por minuto, mas quando você está desgastado, deve respirar profundamente de seis a sete vezes. Gordon sugere uma técnica que é: inalação pelo nariz e expiração pela boca, de forma profunda e devagar, mantendo o seu estômago relaxado. Esta técnica estimula o nervo vago, uma parte central do sistema nervoso.

Doença Cardíaca

Somos bombardeados com imagens, sons e emoções que colocam nosso sistema nervoso sempre na velocidade máxima. O resultado? Longos períodos de pressão arterial elevada, alta produção de adrenalina e elevada freqüência cardíaca, as quais estão ligadas a doenças do coração. Respirar melhor pode diminuir a pressão arterial elevada bem como a frequência cardíaca, ativando a resposta de relaxamento do sistema nervoso parassimpático.

Tente isto: a respiração alternada

Esta técnica reduz sua taxa de pressão arterial. Uma pressão elevada aumenta o risco de ataque cardíaco, derrame e insuficiência renal, portanto: Sente-se com as pernas cruzadas e feche os olhos. Use o polegar da mão direita para bloquear sua narina direita e inspire profundamente pela esquerda por cerca de seis segundos. Agora, cubra a narina esquerda com o quarto dedo da mão direita, solte sua narina direita e expire lentamente por seis segundos. Com a narina esquerda obstruída, respire pelo seu lado direito por seis segundos, em seguida, cubra a sua narina direita, solte a esquerda e expire contando até seis. Repita a sequência inteira por, pelo menos, dois minutos.

Alergias

Quando se trata de alergias sazonais, a pesquisa constatou que um pouco de música, especificamente o som do beija-flor, pode ajudá-lo a respirar melhor.

Tente isto: A respiração da abelha

Sentado em uma posição confortável, respire fundo pelo nariz, em seguida, solte um som agudo de um zumbido, ao expirar pelo nariz. Você deve sentir uma vibração no nariz, assim como no peito e cabeça. O zumbido tende a prolongar o seu exalar, tornando esta uma outra técnica de respiração boa para aqueles que sofrem de ansiedade. Continue por até 10 minutos.

Ganho de Peso

Se você ganhou alguns quilos, pode ser tanto pelo que está em sua cabeça como o que está em seu prato. O estresse emocional pode causar ganho de peso. Ele acelera a conversão das calorias em gordura, pois você está mais propenso a comer demais do que fazer escolhas saudáveis, quando está estressado. Controle o estresse e conseguirá fazer o mesmo com seu peso. Uma ótima maneira de fazer isso: foque em retardar sua respiração. Isso vai ajudar a reduzir os hormônios do estresse.
Existe ainda um outro fator de ganho de peso que pode ser regulado pela respiração: variabilidade da freqüência cardíaca (VFC). Estudos mostram que pessoas com uma alta VFC tendem a ter mais auto-controle, e aquelas com baixa VFC são mais propensas a ceder à tentação, como, por exemplo, uma caixa de bombom.

Tente isto: A respiração com lábios semifechados

Uma inspiração nasal de quatro segundos, seguido de um exalar de oito segundos por entre os lábios franzidos (como se fosse através de uma palha). Outra opção: o método de respiração hindu chamado ujjayi. Inspire pelo nariz durante seis segundos, depois expire pela boca durante seis segundos, como se você estivesse tentando embaçar um espelho, fazendo um som “hahhhh”, puxando de seu abdômen. Em sua próxima respiração, tente fazer o mesmo barulho com a boca fechada. Deve soar como uma concha contra o ouvido. Se soar mais como Darth Vader, provavelmente você está fazendo com muita força.
[Fonte: Women's Health.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário