domingo, 18 de dezembro de 2011

Ajudar os outros transforma você!

Além de quebrar a rotina, dedicar-se a um trabalho voluntário pode até curar problemas de saúde, como o estresse e a depressão.

O trabalho voluntário é uma via de mão dupla: ajuda não só quem tem problemas graves de doenças ou poucos recursos financeiros como também faz bem à pessoa que o realiza.

 Pesquisas mostram que são diversos os benefícios - ao ajudar os outros é possível combater até a depressão.

E mais: um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que o voluntariado está ligado à longevidade. "Ao optar por essa atividade a pessoa quebra a rotina e combate o estresse", diz Marianna Taborda, coordenadora de operações do Portal do Voluntário.

Esse tipo de trabalho também estimula a confiança, a tolerância, a integração e o respeito entre as pessoas, além de desenvolver habilidades pessoais e profissionais. Isso porque ele conta pontos no currículo, já que várias empresas vêm incentivando essa iniciativa.

"Você pode ajudar poucas horas no ano, em eventos como Natal, Dia das Crianças ou Páscoa, ou se envolver mais intensamente, criando horários fixos como quem escolhe dar aula de reforço ou alegrar gente doente", diz Marianna.

ATORES QUE SÃO (E DÃO) UM BOM EXEMPLO 
O ator Reynaldo Gianecchini, que recebeu em agosto o diagnóstico de câncer nos gânglios linfáticos, foi visitar crianças do GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer).Enorme a  alegria das crianças ao encontrar o ídolo, também careca, em situação parecida com a delas.

Esta não foi a primeira vez que Gianecchini fez um trabalho voluntário. Em junho deste ano - meses antes de descobrir que estava doente -, ele já havia visitado as crianças do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) com o mesmo entusiasmo. Na ocasião, disse que os pacientes poderiam contar com ele.

Quem também se rendeu ao voluntariado foi Thiago Lacerda, que interpreta o médico Lúcio, na novela A Vida da Gente. Ele chegou à instituição Médicos Sem Fronteiras e logo se tornou garoto-propaganda. "Todo o mundo acha que vai ajudar, mas percebe-se transformado. É como se abrisse uma porta em você para um lugar desconhecido, e é bom!". Dois belos exemplos, não?

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário