segunda-feira, 4 de julho de 2011

Troque os produtos químicos por opções não tóxicas

Antes de comprar um desinfetante, aerossol ou qualquer produto do gênero, confira se ele possui alguma dessas sustâncias: amônia, butil cellosolve, cresol, formaldeído, glicol, ácido hidroclórico, ácido hidroflórico, lixívia, naftalina, paradiclorobenzenos, percloroetileno, destilados de petróleo, fenol, ácido fosfórico, propelentes, ácido sulfúrico e tricloroetileno.

Esses produtos podem causar diversos problemas, como intoxicação, problemas respiratório, danos ao sistema nervoso e até câncer.

Produtos químicos não tóxicos

Alguns itens encontrados em sua cozinha podem te ajudar a manter a casa limpa e a fazer um economia no final do mês.
Vinagre
Por ser ácido, o vinagre mata os germes, dissolvendo gorduras e depósitos minerais. Use vinagre para tirar as manchas de fervura na chaleira: despeje o vinagre até 1/3 da capacidade da chaleira, leve à fervura e esvazie. Repita o processo com água para eliminar o vinagre.
Fermento em pó
Uma lata de fermento em pó é um produto barato e fácil de encontrar no armário da cozinha. Além de seu uso tradicional para assar bolos, trata-se de um produto de limpeza com poder abrasivo, com propriedades alvejantes. Também é ótimo para remover odores deixados pelos bichinhos de estimação nos tapetes.
Óleos essenciais
As essências de diversas plantas, como hortelã e lavanda, podem ser usadas como desodorizadores de ambiente e para acrescentar um aroma agradável a desinfetantes caseiros. Você encontrará óleos essenciais em lojas de produtos naturais e algumas farmácias e supermercados. Um pequeno frasco de essência de boa qualidade pode ser caro, mas você só precisará de duas gotas para obter efeito.
Carbonato de sódio
Também conhecido como barrilha e soda, este produto facilitará a remoção de sujeiras e manchas gordurosas. Procure próximo aos sabões em pó, no supermercado. Muito cuidado, no entanto, pois esse produto só pode ser usado para lavagens à mão; jamais coloque na máquina de lavar.

Fonte:Mercado Ético

Nenhum comentário:

Postar um comentário