quarta-feira, 13 de julho de 2011

Entendendo a doença de Alzheimer

Recentemente em visita rotineira a uma pessoa muito querida , percebi(nessa pessoa) traços de esquecimento que me levaram a suspeitar desse Mal. De súbito , mil e uma coisa se passaram por minha mente e um sentimento muito forte invadiu meu coração. Comecei a imaginar as consequencias perturbando o seu dia a dia e interferindo nas suas relações pois trata-se de uma pessoa muito interativa e comunicativa. Não deixava de pensar em tudo que essa pessoa era acostumada a fazer , na sua rotina diária, nas suas tarefas. Nesse momento um ar de desespero e egoísmo invadiu meu coração, direcionando as consequencias para o meu próprio sofrimento(que vergonha minha!): e quando esse esquecimento chegar  na sua terceira fase??Essa pessoa talvez não se lembre de mim!!E como vai ser??E aqueles dias de tantas conversas e conselhos??E  aquelas palavras tão doces e carinhosas??Nossa!
Então, resolvi postar algo sobre, pois como eu, tanta gente pode estar passando por isso e , como eu, também queira se aprofundar nesse assunto, e como eu, esteja torcendo para que seja apenas mais um daqueles esquecimentos que todos nós, independentemente da idade, estamos acostumados a ter.
A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento. Ainda não se descobriu a cura e também não há um exame específico para detectar o problema. Essa doença prejudica a relação de sociabilização da pessoa, tanto da sociedade com a pessoa e vice-versa, pois o Alzheimer leva ao esquecimento de familiares, hábitos, lugares, entre outros. Com o avanço da doença a pessoa torna-se dependente como um bebê. Além dos cuidados médicos, o doente também precisa de muito carinho e atenção da família.Não há prevenção para o Mal de Alzheimer, porém especialistas recomendam exercícios contínuos para o cérebro como leitura, palavras-cruzada, etc. Fique atento a todos os sintomas da doença, pois se for detectada no início, medicamentos poderão minimizar alguns dos sintomas da doença e assim oferecer ao paciente uma melhor qualidade de vida.
Cada paciente de Alzheimer sofre a doença de forma única, mas existem pontos em comum, por exemplo, o sintoma primário mais comum é a perda de memória. Muitas vezes os primeiros sintomas são confundidos com problemas de idade ou de estresse. Quando a suspeita recai sobre o Mal de Alzheimer, o paciente é submetido a uma série de testes cognitivos e radiológicos. Com o avançar da doença vão aparecendo novos sintomas como confusão mental, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória a longo prazo e o paciente começa a desligar-se da realidade. Antes de se tornar totalmente aparente o Mal de Alzheimer vai-se desenvolvendo por um período indeterminado de tempo e pode manter-se não diagnosticado e assintomático durante anos.
Depois daquele ataque de egoísmo refleti ...sei que é difícil para uma vítima de Alzheimer  lembrar-se de suas pessoas queridas,  mas não é difícil reconhecer o que essa pessoa realmente significa para mim. Li certa vez uma mensagem que dizia:” devemos sempre conquistar  essa pessoa, conquistar seu carinho, seu amor. Fazê-la nos amar a cada dia que passa, que mesmo essa pessoa sendo incapaz de reconhecer pessoas , lugares, etc. Mesmo, ela perdendo a capacidade de caminhar e sorrir. O espírito fica preso dentro do corpo enfermo e perceptivo a tudo que acontece ao seu redor, mas não é capaz de se expressar, porém não fica insensível à atenção, ao carinho, ao afeto , ao amor!”

“O verdadeiro amor não se reduz ao físico nem ao romântico, o verdadeiro amor é a aceitação de tudo o que o outro é, do que foi, do que será e do que já não é!"(autor desconhecido)


Fonte: Renato Romani
Clínico geral, especialista em medicina do esporte - CRM-SP 99.950

Nenhum comentário:

Postar um comentário