quarta-feira, 1 de maio de 2013

Já falei outras vezes aqui sobre reciclagem, inclusive expus algumas ideias AQUI e AQUI, mas recebi vários e-mails pedindo mais algumas dicas. Nesse site (Ciclo Vivo) encontrei várias formas de reciclagem com garrafa PET.

Mas hoje a ênfase vai para o artesanato com potes de sorvete!
Vejam essa linda lixeira de mesa, ou porta trecos, ou porta-jóias, como queiram.





Então, vamos fazer?

Você vai Precisar de:


• Pote de sorvete vazio e limpo (de 1kg ou 500g)
• Tesoura
• Artigos para a decoração do pote

Pegue a tampa do pote, e recorte três lados de um retângulo bem ao centro. Este recorte servirá como uma tampa que fica parcialmente fechada para a lixeirinha. Amoleça um pouco a tampa, dobrando-a algumas vezes, flexionando para cima e para baixo, até que ela esteja amolecida.



Separe o material que você preferir para decoração do corpo do pote – você pode usar decoupagem (a aplicação de imagens de papel para outra superfície – você pode encontrar boas dicas dessa técnica no youtube), se tiver um pouco mais de prática; tintas para plástico ou colas coloridas, apliques de papel ou EVA (o que requer aplicação com cola quente, e uma certa prática no recorte do material); ou simplesmente encapar o pote com um material da sua preferência: tecido, papel crepom trabalhado em cola, fitas de cetim e similares – o mais aconselhável para estas técnicas é, também, a fixação com cola quente, o que evita que parte do material descole, e prejudique o efeito final do trabalho.

Decore o pote e a tampa no mesmo padrão, ou padrões complementares, e aguarde a secagem, caso seja necessário. Para ter mais praticidade e evitar acidentes, sempre é bom colocar um saquinho de lixo dentro do pote antes de utilizá-lo.

Agora, é só recolocar a tampa, com a tampinha móvel feita com a tesoura, e usar sua nova lixeira!

Dependendo do material usado para decoração, a lixeira de pote de sorvete pode ser usada em mesinhas de estudo, escrivaninhas, quartos, ou mesmo como lixeira para a pia.



Outra forma de usar esses potinhos são como vasinhos para plantas – mas, nesse caso, a decoração deve ser mais resistente: dê preferência a materiais duráveis, ou tintas aplicadas diretamente no pote.

Uma dica de reciclagem que ajuda na organização da casa!

Encontrei essa e outras dicas AQUI, AQUI e AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário