sábado, 23 de julho de 2011

Alimentos que ajudam a hidratar a pele no inverno

Durante o inverno a pele fica naturalmente ressecada. Para evitar o ressecamento é importante tomar alguns cuidados.Uma alimentação saudável pode ajudar na hidratação da pele para enfrentar o frio.

Baixas temperaturas, ventos frios e secos e, principalmente banhos quentes, podem ressecar sua pele no inverno. A nutricionista da rede de academias Contours, Debora Almeida, fez uma lista de itens para uma alimentação saudável.
Segundo a nutricionista, a alimentação é um fator ideal para manter a pele hidratada. "É fundamental a ingestão de legumes, hortaliças, frutas que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, cereais integrais que contêm fibras que melhoram o funcionamento do intestino, carnes e laticínios magros que são fontes de proteína e ajudam na construção de tecidos," afirmou.

As frutas ricas em vitamina C, como morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, cereja, goiaba e outros vegetais, como as verduras verde-escuras, brócolis, repolho, cenoura etc, são exemplos de alimentos para a estação. A escolha se dá pela riqueza de antioxidantes destes alimentos, que combatem os radicais livres e são fundamentais na produção de colágeno.
Débora alerta que no inverno as pessoas acabam deixando de beber água, e isso prejudica a hidratação da pele, além de causar constipação e outros problemas mais graves, como cálculos renais e hipertensão. "Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. É importante lembrar que nada substitui a água," explicou a nutricionista.
A soja é um importante alimento a ser incluído na dieta para auxiliar na hidratação da pele. "A pele possui receptores para as isoflavonas, presente nesta leguminosa, e elas são decisivas para evitar o ressecamento e melhorar a elasticidade", afirmou a nutricionista. "Além da soja, temos outros alimentos que contribuem para a elasticidade natural da pele como: castanhas, nozes e amêndoas, que são ricos em vitamina E, selênio e antioxidantes", finalizou.
Fonte:http://vilamulher.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário