sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A Importância da Experimentação no Ensino de Ciências e Biologia.


Mesmo já tendo havido tantas mudanças no Ensino de Ciências e Biologia, ainda é possível notar que o processo educativo, em algumas instituições, é realizado conforme as concepções tradicionais onde o conhecimento é construído superficialmente e de forma mecânica e repetitiva. Mas, é inegável a importância da experimentação, pois esta permite um melhor entendimento do que acontece na Natureza, da evolução histórica do homem e por propiciar a construção do saber científico. A prática diversifica as aulas, torna o ensino mais dinâmico e prazeroso, permite que os alunos observem diretamente os fenômenos e organismos, manipulem materiais e equipamentos, enfim, proporcionam um contato mais palpável com o objeto estudado e consequentemente que o aluno seja capaz de construir seu conhecimento de forma lúdica e mais significativa, pois, conforme Freire (2006)” para compreender a teoria é preciso experienciá-la”.
As atividades experimentais devem ser elaboradas de forma a propiciar uma situação de investigação que permita a discussão e interpretação dos resultados obtidos. Além disso, espera do professor uma postura didática que assegure a compreensão dos conceitos fundamentais da Biologia e desafie os estudantes a questionar, argumentar de forma fundamentada, perceber contradições, construir coletivamente conhecimentos e valorizá-los, ponto fundamental no processo ensino-aprendizagem atual.
Para a execução das aulas práticas muitas dificuldades são encontradas, principalmente em escolas públicas, a citar a falta de estrutura e de materiais uma vez que a maioria das escolas não tem laboratórios e os professores acabam por “bancá-los’ o que já passa a ser um empecilho para a execução. Outro fator é o desinteresse dos alunos ou mesmo o número, pois a realidade nas escolas atualmente é de uma grande quantidade de alunos por turma. Existe também a questão da formação dos professores que muitas vezes não foram preparados para esse tipo de atividade. Mas é necessário buscar soluções para suprir essas deficiências/dificuldades, no intuito de proporcionar um ensino eficaz.


Fonte:
http://biologandonarede.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html
FREIRE. P. Pedagogia da autonomia. Rio de janeiro: Paz e Terra,
1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário