Final de férias e já voltando com uma questão: Rio+20????
“As coletividades locais, prefeituras e cidades todas terão um papel muito importante. As empresas também. E somente com uma forte pressão e mobilização, cidadãos e cidadãs do planeta conseguirão pressionar os governos”: essas são as palavras de Brice Lalonde, coordenador executivo da ONU para a Rio+20. Para ele, a sociedade civil tem papel fundamental no encontro, que acontece no próximo mês de junho, no Rio de Janeiro.
Brice Lalonde e Sha Zukang, secretário-geral da ONU para o desenvolvimento sustentável, estiveram no Brasil neste início de Março para acertar detalhes do evento. A Rio+20 terá como base sete temas prioritários: energia, alimentação e agricultura, emprego e sociedade inclusiva, cidades sustentáveis, água, oceanos e desastres naturais. É esperada a participação de 50 mil pessoas de mais de 120 países.
Outros mil eventos não oficiais focados em questões relacionadas à Rio+20 estão agendados para a mesma época do encontro.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD ou, como é conhecida, Rio+20), que está sendo organizada conforme a Resolução 64/236 da Assembleia Geral (A/RES/64/236), ocorrerá no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012. A Rio+20 marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), realizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), promovida em Joanesburgo em 2002. Com a presença de Chefes de Estado e de Governo ou outros representantes, a expectativa é de uma Conferência do mais alto nível.
Saiba mais sobre o contexto da Conferência em onu.org.br/rio20/sobre
Acesse aqui as perguntas mais frequentes sobre a Rio+20 e suas respectivasrespostas: www.onu.org.br/rio20/perguntas-e-respostas
FONTE:http://www.conscienciaampla.com.br
http://www.onu.org.br/rio20/
Nenhum comentário:
Postar um comentário