quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atribuições Profissionais e Funções do Biólogo

            Os Biólogos executam atividades técnicas e científicas de grau superior de grande complexidade. As entidades responsáveis pela fiscalização do exercício profissional é o Conselho Federal de Biologia juntamente com os respectivos Conselhos Regionais. A Habilidade Técnico-Científica é expressa através da posse do diploma fornecido pela Autoridade e pelo Curriculum efetivamente realizado. A Habilidade Legal é expressa com o registro profissional no Conselho Regional de Biologia de sua Jurisdição.
             Ao Biólogo devidamente habilitado cabe-lhe três níveis de responsabilidade: Civil (cabem as diversas instâncias da justiça comum), Trabalhista (Os Sindicatos) e Ético-Profissional (Os Conselhos Regionais e Federal de Biologia, para os profissionais regularmente registrados). Atuam em Instituições de Ensino Médio Superior, Institutos de Pesquisa, Órgãos Governamentais, Empresas Públicas e Privadas, Indústrias, Hospitais, Laboratórios, Museus e similares, Jardins Zoológicos e Botânicos, Parques e reservas naturais, Estações Bioecológicas e áreas de assessoria técnica para matérias cientificas e de meio ambiente, Herbários, Biotérios, Criadouros, Estações de cultivo, etc. Desenvolvendo atividades de Ensino, Planejamento, Supervisão, Coordenação e Execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos e pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas das ciências biológicas, com vistas ao aprimoramento de estudos e pesquisas de origem, Evolução, Estrutura Morfo-Anatômica, Fisiologia, Distribuição, Ecologia, Classificação e Filogenia das diferentes formas de vida. Estudos, Pesquisas e Análises Laboratoriais nas áreas de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, Hematologia, Histologia, Citologia, Patologia, Anatomia, Genética, Bioquímica, Biofísica, Embriologia e Fisiologia Humana e produção de fitoterápicos, estudos e pesquisas relacionadas com a investigação científica ligada a Biologia Sanitária, Saúde Pública, epidemiologia de doenças transmissíveis, controle de vetores e técnicas de saneamento básico. E atividades complementares relacionadas à conservação, preservação, erradicação, manejo e melhoramento de organismos e do meio ambiente e a Educação Ambiental.

2 comentários:

  1. O site esqueceu de por tratamentos de efluentes e afluentes (ETE, ETA). Por enquanto eu trabalho como agente de combate às endemias e sou formando em técnico em meio ambiente. Estou transferindo meu curso de filosofia para biologia, apesar de amar algumas disciplinas filosóficas (tirando os professores chatos). Vejo que biologia realmente está ligada ao meio ambiente (se este site estiver correto). Então, acho que estou no caminho certo.

    ResponderExcluir