A CONFINTEA VI ocorreu em Belém em dezembro de 2009
e se alicerçou na concepção de melhoria a educação e aprendizagem de jovens e
adultos e qualidade e no fortalecimento do direito à educação ao longo da vida
para todos. Essa reunião teve como participantes, representantes de
organizações da sociedade civil, parceiros sociais, agências das Nações Unidas,
organismos intragovernamentais e do setor privado. Buscou fazer um balanço dos
avanços na aprendizagem e educação de adultos desde a última CONFINTEA. Na
ocasião foi firmado o compromisso de se comprometer a promover a agenda da
aprendizagem e da educação de adultos, de redobrar os esforços para garantir as
prioridades e os objetivos de alfabetização de adultos. Foi reconhecido o papel
fundamental da aprendizagem e educação de adultos na consecução dos objetivos
de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), da Educação para Todos (EPT) e da agenda
das Nações Unidas pelo desenvolvimento humano social, econômico, cultural e
ambiental sustentável, incluindo a igualdade de gênero. Com o objetivo central
de prevenir e romper o ciclo da baixa escolaridade e diminuir o analfabetismo
foi assumido o compromisso de reconhecer a alfabetização como um continuum, desenvolver e implementar
Políticas e Medidas Legislativas para proporcionar a aprendizagem ao longo da vida; promover a
representação e a participação de todos os parceiros com o intuito de garantir
a capacidade de respostas às necessidades de todos os educandos; providenciar
um investimento financeiro significativo que garantisse ensino de qualidade;
combater o efeito cumulativo de carências múltiplas; promover uma cultura de
qualidade na aprendizagem; adotar medidas de monitoramento através de registros
e acompanhamento dos níveis nacional e internacional.
Conforme a Declaração de Evidências, a alfabetização
de adultos é um desafio em vários países, pois não há oferta suficiente de
alfabetização e habilidades para a vida. A falta de relevância social dos
currículos educacionais, o número inadequado e a formação insuficiente dos
educadores, a escassez de materiais e métodos prejudicam na realização dessas propostas.
Apesar dos esforços da comunidade internacional poucos foram os avanços, e, diante
disso não se prevê um papel para a aprendizagem e educação de adulto, além da
alfabetização básica e habilidades de vida. A aprendizagem e educação para
adultos são essenciais para suprir as necessidades dos adultos enquanto
cidadãos ativos, pois contribui para que se desenvolvam autoconfiantes e autônomos,
capazes de reconstruir suas no trabalho, na família, na comunidade e na vida
social, produzindo a melhoria de sua qualidade de vida. A aprendizagem de
jovens e adultos oferece elevação da autoconfiança, da autoestima ,de
identidade e de apoio mútuo, enfim é um investimento para o futuro.
Fonte: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187787por.pdf
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