quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A Concepção de Alfabetização da CONFINTEA VI


A CONFINTEA VI ocorreu em Belém em dezembro de 2009 e se alicerçou na concepção de melhoria a educação e aprendizagem de jovens e adultos e qualidade e no fortalecimento do direito à educação ao longo da vida para todos. Essa reunião teve como participantes, representantes de organizações da sociedade civil, parceiros sociais, agências das Nações Unidas, organismos intragovernamentais e do setor privado. Buscou fazer um balanço dos avanços na aprendizagem e educação de adultos desde a última CONFINTEA. Na ocasião foi firmado o compromisso de se comprometer a promover a agenda da aprendizagem e da educação de adultos, de redobrar os esforços para garantir as prioridades e os objetivos de alfabetização de adultos. Foi reconhecido o papel fundamental da aprendizagem e educação de adultos na consecução dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), da Educação para Todos (EPT) e da agenda das Nações Unidas pelo desenvolvimento humano social, econômico, cultural e ambiental sustentável, incluindo a igualdade de gênero. Com o objetivo central de prevenir e romper o ciclo da baixa escolaridade e diminuir o analfabetismo foi assumido o compromisso de reconhecer a alfabetização como um continuum, desenvolver e implementar Políticas e Medidas Legislativas para proporcionar  a aprendizagem ao longo da vida; promover a representação e a participação de todos os parceiros com o intuito de garantir a capacidade de respostas às necessidades de todos os educandos; providenciar um investimento financeiro significativo que garantisse ensino de qualidade; combater o efeito cumulativo de carências múltiplas; promover uma cultura de qualidade na aprendizagem; adotar medidas de monitoramento através de registros e acompanhamento dos níveis nacional e internacional.
Conforme a Declaração de Evidências, a alfabetização de adultos é um desafio em vários países, pois não há oferta suficiente de alfabetização e habilidades para a vida. A falta de relevância social dos currículos educacionais, o número inadequado e a formação insuficiente dos educadores, a escassez de materiais e métodos prejudicam na realização dessas propostas. Apesar dos esforços da comunidade internacional poucos foram os avanços, e, diante disso não se prevê um papel para a aprendizagem e educação de adulto, além da alfabetização básica e habilidades de vida. A aprendizagem e educação para adultos são essenciais para suprir as necessidades dos adultos enquanto cidadãos ativos, pois contribui para que se desenvolvam autoconfiantes e autônomos, capazes de reconstruir suas no trabalho, na família, na comunidade e na vida social, produzindo a melhoria de sua qualidade de vida. A aprendizagem de jovens e adultos oferece elevação da autoconfiança, da autoestima ,de identidade e de apoio mútuo, enfim é um investimento para o futuro.


Fonte: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187787por.pdf

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