segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Uma Escola Solidária


"A  Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e EJA Dr. Trajano Nóbrega - Soledade PB  recebeu o Selo Escola Solidária do Instituto Faça Parte, em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef. A premiação vem em reconhecimento ao trabalho solidário do voluntariado educativo realizado no I EDUCAFEST, que ocorreu nos meses de abril, maio e junho deste ano." (http://www.amaurysoledade.com/)

Este selo foi criado em 2003 e já reconheceu inúmeras escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados Brasileiros. Mas o que na verdade é “Selo Escola Solidária”?
É o reconhecimento às escolas de educação básica comprometidas com uma educação solidária e que desenvolvem projetos de voluntariado educativo.
Hoje, por exemplo, a Escola está em clima intenso de “Voluntariado Educativo”, pois seus jovens alunos estão empenhados em projetos que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade utilizando para isso o conhecimento adquirido na Escola. São apresentações teatrais, musicais, danças, jogos, etc.
Parabéns a todos(gestores, alunos, professores, funcionários, familiares e comunidade) que fazem o Trajano Nóbrega, por estimularem a solidariedade na sua Escola, pois como diz Milú Villela( Presidente do Faça Parte): “Estimular e viabilizar novos projetos voluntários é cumprir uma das mais importantes metas da educação contemporânea: a formação de jovens capazes de oferecer o melhor de si e de seu coração para a realização do grande ideal de todos nós – construir um mundo mais humano."





Objetivos gerais do Selo Escola Solidária
  • Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade;
  • Propiciar a troca de experiências e articulações entre Escolas Solidárias;
  • Reconhecer e divulgar as ações e os projetos de voluntariado educativo exemplares;
  • Incentivar a prática do voluntariado educativo;
   

           Solidariedade  é a superação do individualismo, sem a anulação do indivíduo. Antes de ser uma atitude desejável em uma sociedade civilizada, a solidariedade é o parâmetro mais profundo que define a individualidade humana como o resultado criativo da relação com outras individualidades. O individualismo e a correria pela sobrevivência tornaram a humanidade uma grande sociedade anônima, onde as pessoas não se conhecem, onde os relacionamentos são superficiais e até mercantilistas. A busca pela solidariedade nos faz perceber nossas próprias limitações à medida que conhecemos o outro e suas necessidades. Quando entendemos a relação social como um processo de autoconhecimento e de aprendizado, incluímos o outro no nosso relacionamento, e o “eu” torna-se “nós”. A solidariedade é a conquista de uma relação social que permite o desenvolvimento do potencial humano e dele depende. Ser solidário é ser humano. A solidariedade é a pré-condição para a troca de conhecimentos. É um processo de libertação social, de autoconhecimento coletivo. É uma qualidade que se aprende e se ensina nas mais variadas condições sociais e ambientes. A solidariedade não serve apenas para ser praticada em grandes catástrofes, devemos exercitá-la no dia-a-dia: dentro de casa, no trabalho, nas relações interpessoais mais simples. Ela pode ser em forma de ajuda financeira; doação de alimentos, remédios, roupas, trabalho, conhecimento; um simples abraço. Podemos ver solidariedade entre ricos, entre pobres, médico e paciente, professor e aluno, pais e filhos, empregadores e empregados, povos e nações. Somente através da prática da solidariedade poderemos contemplar a transformação dessa sociedade massificada, egoísta, agressiva e fragmentada em uma sociedade com mais amor, mais respeito, mais partilha. Uma sociedade menos conflituosa, onde a guerra possa dar lugar à paz. Então, deixaremos de ser uma sociedade anônima e nos tornaremos uma sociedade humana.(RENATA DE MORAES MACIEL DOS SANTOS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário