domingo, 12 de junho de 2011

Extinção de Espécies

Extinção de espécies é o desaparecimento completo de uma espécie animal ou vegetal por falta de adaptação às mudanças ambientais. Estima-se que o número total de espécies no planeta varie de 5 milhões a 30 milhões. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), cerca de um quarto delas corre o risco de extinção até a metade do próximo século. Entre os animais ameaçados estão 11% das espécies de aves e 25% das de mamíferos. No Brasil - país de maior diversidade biológica do mundo, segundo o Worldwatch Institute (EUA) -, onde vivem cerca de 15% a 20% do total de espécies do planeta, 300 animais e vegetais encontram-se em perigo de extinção. http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/extincao-de-especies
Entre os animais em risco no planeta estão :
1-Onça-pintada: encontrada no Pantanal, desaparece da região devido à caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional.

2 -Ararinha-azul: cobiçada no mercado internacional por sua plumagem. Há apenas cerca de cinqüenta desses animais, vivendo no Piauí e na Bahia.
3-Mico-leão-dourado: com a redução da Mata Atlântica, perdeu seu hábitat natural. Restam algumas centenas na reserva de Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro.
4- Tartaruga-de-couro: cada vez mais rara no litoral brasileiro. Sua carne saborosa e seus ovos são disputados pelos pescadores do país.
5-Panda gigante da China:  alimenta-se quase exclusivamente de bambu, gastando até 16 horas por dia para comer. Mas, vez por outra eles também pode se alimentar de insetos, ratos do bambu, peixe e outra vegetação.
6-Baleia-azul: são encontradas em águas frias de todos os oceanos e se alimentam basicamente de Krill, um crustáceo bem parecido com o camarão. Elas podem chegar a pesar 130.000 kg com aproximadamente 33 metros de comprimento e chegam a viver até 90 anos.
7-Lontra brasileira (Lontra longicaudis): ora está na terra, ora está na água, é conhecida por ser muito dócil e, até mesmo, brincalhona.

Um relatório divulgado pela ONG ecológica World Wild Fund (WWF) apontou que o desmatamento na Amazônia já atinge 13% da cobertura original. O caso da Mata Atlântica é ainda mais trágico, pois apenas 9% da mata sobrevive a cobertura original de 1500. No mundo todo, 150 mil quilômetros quadrados de floresta tropical são derrubados por ano, sendo que no Brasil, esse número gira em torno de 20 mil quilômetros quadrados.

A situação da fauna é igualmente preocupante. Cientistas do Plano das Nações Unidas para o Meio Ambiente calculam que existam entre 10 e 100 milhões de espécies de seres vivos no planeta, das quais 25% estão ameaçados de extinção. Todo dia, no mundo inteiro, desaparecem quase trezentas espécies animais e vegetais devido à destruição de seus habitats.
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=27175&action=geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário