segunda-feira, 20 de junho de 2011

"Sonho Brasileiro!"

Que formidável a reportagem do Fantástico (TV Globo) de ontem (19/06) à noite! Uma pesquisa intitulada “Sonho Brasileiro”, realizada em 173 cidades de 23 estados do Brasil com 2,9 mil jovens, entre 18 e 24 anos. Foi indagado a esses jovens: “Qual o seu sonho?”, e surpreendentemente o resultado foi FANTÁSTICO.

"Melhorar e transformar o mundo em que vivemos [...], conciliando trabalho e transformação social", é o que pensam os jovens brasileiros de 18 a 24 anos hoje. A grande maioria dos jovens pensam que não existem mais dúvidas que já estamos vivendo no país do presente.
Nos anos 50 e 60, o objetivo dos jovens era acabar com a caretice do mundo. Eles queriam mais liberdade. Nos anos 70, o inimigo era a ditadura. A meta: fazer a revolução. Nos anos 80 e 90, o sonho ficou mais individualista: carreira, dinheiro, sucesso. E o que quer para o futuro o jovem de hoje?
Segundo a pesquisa, o jovem de hoje não é individualista. Ele quer sim melhorar e transformar o mundo em que vivemos. Acontece que ele quer fazer isso sem deixar de ganhar o seu próprio dinheiro, sem abrir mão de ter sua independência financeira. Então, o ideal para o jovem de hoje é conciliar trabalho e transformação social. Alguns já fazem isso. Segundo a pesquisa 8% dos jovens são transformadores. Gente que ganha o sustento transformando o mundo para melhor. Como você imaginaria o fundador de um banco? “É o nosso banco. Pode ver que não tem, graças a deus, nenhuma porta giratória”, conta Thiago Vinicius, de 22 anos. O banco trabalha com um dinheiro que parece de mentira: o Sampaio, uma moeda paralela que circula na comunidade do bairro de Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. “Para pessoa física, para população, eles emprestam sem juros para consumo de mercadorias.
A pesquisa aponta que 77% dos jovens acreditam que seu bem-estar depende do bem-estar da sociedade onde vivem. Aos treze anos, João Felipe disparou e-mails para organizações de todo o planeta falando: “‘meu nome é João, tenho 13 anos e eu quero mudar o mundo, me ajuda’. Só cinco pessoas responderam. E dessas cinco, quase todas falavam mais ou menos a mesma coisa: ‘você é muito novo pra fazer a diferença’”.
João começou a conectar jovens com idéias boas e jovens com boas intenções. “Quando eu percebi, eu já tava vivendo 100% do tempo fazendo isso e era isso que me fazia feliz e acabou virando minha profissão”, conta. Hoje, aos 25, ele trabalha na ONU e já ajudou a mudar o mundo em 41 países. Usa e ensina um método que ele próprio inventou. Uma espécie de jogo para estimular mudanças. “A gente tem sete dias pra mobilizar essa comunidade e pra tentar descobrir qual é o sonho da comunidade e construir esse sonho”, explica João.
Segundo a pesquisa, 76% acreditam que o Brasil está mudando para melhor.
Enfim, a pesquisa só nos mostrou mais claramente uma realidade,  que jovens de pouco menos de 25 anos estão "agindo" para melhorar o mundo em que vivemos, o que muita gente madura não tem coragem nem atitude, só planeja.
FONTE:http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1665253-15605,00-PARA+DOS+JOVENS+BRASIL+ESTA+MUDANDO+PARA+MELHOR.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário