quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vacinação para Adultos?

Diferentemente do que muita gente pensa, não só as crianças devem tomar vacinas. Existem algumas vacinas que são muito importantes para os adultos. Segue abaixo algumas delas:

Dupla tipo adulto (dT) - contra difteria e tétano
A Difteria é causada por uma bactéria, afeta o sistema respiratório e causa febres e dores de cabeça. A toxina da bactéria causadora do tétano compromete os músculos e leva a espasmos.
Ferir o pé com prego enferrujado é uma das formas mais conhecidas de contágio.
Quem deve tomar - Todos, a cada dez anos
Quando tomar - A primeira parte da vacinação da dT é feita em três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda e entre a segunda e a terceira. Geralmente, essas três doses são tomadas na infância. Certifique-se olhando a carteira de vacinação. Depois delas, o reforço deve ser feito a cada dez anos.

Tríplice-viral - contra sarampo, caxumba e rubéola
O sarampo se caracteriza por manchas vermelhas no corpo e transmitida por via respiratória. A caxumba é conhecida por deixar o pescoço inchado, também tem transmissão por via respiratória. A rubéola é caracterizada por aumento dos gânglios do pescoço e por manchas avermelhadas na pele, é mais perigosa para gestantes.
Quem deve tomar - Todos os nascidos a partir de 1960. O Ministério da Saúde considera que quem nasceu antes disso já foi vacinado ou já teve a doença
Quando tomar - O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa. Mulheres que pretendem ter filhos, não foram imunizadas ou nunca tiveram rubéola devem tomar a vacina um mês antes de engravidar.

Vacina contra a hepatite B
A hepatite B é transmitida pelo sangue, em geral não apresenta sintomas. Alguns pacientes se curam naturalmente, em outros a doença pode se tornar crônica, podendo levar à cirrose.
Quem deve tomar - Todos os que não tomaram as três doses da vacina
Quando tomar - Gratuitamente, até os 19 anos ou em qualquer fase da vida caso o adulto faça parte de um grupo de risco (pessoas que tenham contato com sangue). Fora isso, qualquer adulto em clínicas particulares.

Pneumo 23 - doenças pneumocócicas
Entre os principais sintomas da pneumonia (inflamação dos pulmões), estão febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro.
Quem deve tomar - Adultos com doenças crônicas em órgãos como pulmão e coração -alvos mais fáceis para o pneumococo. É preciso ir a um centro especializado, como o Hospital das Clínicas e a Unifesp. Endereços no site www.cve.saude.sp.gov.br
Quando tomar - Quando o adulto for portador de doença crônica.

Vacina contra a febre amarela
A febre amarela é transmitida por mosquito, tem como principais sintomas febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias.
Quem deve tomar - Pessoas que estiverem em áreas de risco ou com viagem marcada para essas regiões. São elas: zonas rurais no Norte e no Centro-Oeste do país e alguns municípios dos Estados do Maranhão, do Piauí, da Bahia, de Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Mais de 120 países exigem o certificado dessa vacinação.
Quando tomar - Pessoas que morarem em locais de risco devem tomar a vacina a cada dez anos, durante toda a vida. Quem for para uma dessas regiões precisa ser vacinado pelo menos dez dias antes da viagem.

Vacina contra o influenza - gripe
A gripe é transmitida por via respiratória, leva a dores musculares e a febres altas. Seu ciclo costuma ser de uma semana.
Quem deve tomar - Maiores de 60 anos nos postos de saúde ou qualquer adulto em clínicas particulares
Quando tomar - É possível se vacinar em qualquer época. Quem preferir, pode esperar os meses de campanha de vacinação dos idosos
Para receber a dose de qualquer vacina descrita, é necessário levar documento de identidade.

Por Jessica Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário