sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Boa dieta anula gene que causa doenças do coração

Uma dieta rica em frutas e vegetais tem impacto importante no combate a doenças cardiovasculares, mesmo que se trate de uma tendência genética. Estudo publicado na última edição da científica PLoSMedicine concluiu que portadores de um gene comprovadamente ligado a um maior risco cardíaco podem reverter essa tendência, desde que escolham bem seus alimentos.

A pesquisa analisou a presença do gene 9p21 - identificado como forte marcador genético para doenças cardíacas - em 27.243 voluntários que participaram de dois grandes estudos anteriores: o Interheart e o Finrisk.

Os pesquisadores das universidades canadenses McGill e McMaster constataram que,entre os 8.114 indivíduos do estudo Interheart, os que tinham a propensão genética para males cardíacos mas se alimentavam com muitas frutas e vegetais apresentavam um risco de enfarte semelhante aos que estavam livres do gene ruim. Entre os 19.129 participantes do Finrisk, o consumo dos vegetais fez com que os portadores do gene 9p21 tivessem risco reduzido de desenvolver doenças cardiovasculares.

Fonte:R7 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário