segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cientista revela beleza escondida dos fungos em fotos

O cientista Steven L. Stephenson, da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, retratou um mundo pouco conhecido, o dos fungos.

"As pessoas não sabem muito sobre o terceiro reino do planeta. Mas os fungos são muito mais interessantes do que a maioria das pessoas percebe", afirmou Stephenson, professor de ciências biológicas da universidade americana.

Em seu livro The Kingdom Fungi: The Biology of Mushrooms Molds and Lichens, Stephenson explica e mostra um pouco mais os fungos, suas formas, o papel na natureza e a influência nos humanos.

"Não se pode fugir dos fungos. Os esporos estão no ar, à sua volta, agora. Mas não os notamos até que eles fazem uma aparição mais óbvia", disse o biólogo.

Esta "aparição" ocorre quando os esporos caem em algum lugar onde possam encontrar alimento, seja um pedaço de madeira apodrecendo na floresta ou o pão esquecido no armário.

Os fungos também tem um papel essencial nos ecossistemas, pois são responsáveis pela decomposição de vegetais e reciclam os nutrientes de volta para o solo, o que permite o crescimento das plantas. Sem eles, as florestas morreriam.

"Se você remover estes fungos, todos os ecossistemas da Terra seriam bem diferentes", disse o cientista.
Steven L. Stephenson retratou um mundo que parece povoado por alienígenas, mas que pode ser considerado a base dos ecossistemas, o mundo dos fungos. Acima, o 'Metatrichia vesparia'


Acima, o fungo 'Arcyria cinerea'. Fungos passam parte de suas vidas como criaturas comuns de uma célula, mas, às vezes, eles crescem, assumindo belas formas que se parecem com alienígenas.


Ao lado, o 'Arcyria denudata'. Cientistas acreditam que os fungos podem estar entre as criaturas mais antigas do planeta e Stephenson afirma que eles estão em todos os lugares.


Pesquisadores conhecem os fungos há séculos, mas apenas agora eles realmente começaram a entender seus mecanismos. Na foto acima, o plasmodium.


Stephenson afirma que, apesar de as pessoas não saberem muito sobre os fungos, eles são muito mais interessantes do que se pensa. Acima, o plasmodium.


Acima, 'Hemitrichia serpula'. Os cientistas estão conseguindo sequenciar o DNA de novas espécies de fungos e, com isso, eles finalmente podem começar a compreender como os fungos evoluíram.



Acima, 'Lycogala conicum'. Como todos vivem em terra, isto sugere que os fungos foram os pioneiros, chegando centenas de milhões de anos antes dos animais ou plantas.

Acima, 'Echinostelium minutum'. Algumas espécies se unem para formar corpos multicelulares que conseguem se mover. Outros, se transformam em redes gigantes e pulsantes.


Fonte:http://www.bbc.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário