segunda-feira, 25 de junho de 2012

10 Coisas ruins que aprendi com a RIO +20

Texto extraído de Vida Sustentável em Sustentabilidade

O maior objetivo da cúpula Rio +20 era levar o nosso planeta a uma prosperidade sustentável para todos. Não sou ambientalista e nem ecologista, sou apenas um “sustentabilista” , ou seja, acredito que é possível o ser humano viver de forma sustentável e ter toda a comodidade das maravilhas eletrônicas sem comprometer o meio ambiente .


10 Coisas de ruins que aprendi com a RIO +20
Nosso atual sistema de economia política é a raiz de muitos problemas mundiais, dificilmente um novo sistema de economia política vai surgir. Como diz o slogan, é preciso “mudança de sistema, não mudança climática”.

Falta de compromisso
Há uma falta de compromisso da maioria dos países e da ONU. E existe um grande radicalismo das ONGs e ambientalistas em relação ao desenvolvimento sustentável, isso acaba por emperrar todo e qualquer negociação.


Cada um por sí
Cada um por sí, todos exigindo e ninguem doando. Antes de fazer uma exigência para modificar alguma coisa , devemos ver como isso vai afetar outras pessoas e a natureza. É mais fácil colocar a culpa do aquecimento global nos gases dos bois e querer que todos virem vegetarianos do que achar soluções que agradem aos irmãos carnívoros.


Querer Ser Verde é difícil
Vi muitos “AMBIENTALISTAS” que estavam gritando palavras de ordens usando jeans, camiseta de tecido sintético, jaqueta de nylon, bolsa de couro, tirando fotos com uma Sony, telefonando com seu Nokia, usando tênis Nike, bebendo coca-cola, comendo no Mc Donalds e saindo em sua 4×4 Diesel. Ai fica fácil ser ambientalista.

Maria vai com as Outras
Estava diante de um verdadeiro carnaval, com blocos devidamente organizados, salve as baleias, Unidos pelo Belo Monte, Angra 3 Não, ala dos indios sem terras e para finalizar as portas bandeiras vermelhas, afinal aqui é Brasil e tudo acaba em politica. Para a rapaziada era estar gritando, não importa para que e por quem, e tirar muita foto para postar no Facebook, igualzinho como gringos no carnaval do Rio.

Índio quer apito
90% das reservas indígenas são alugadas para madeireiras e garimpeiros. Depois de se tornar reserva o governo perde o poder sobre a área. Para quem nunca visitou uma tribo de índios dos confins do Brasil não faz a minima idéia das reais necessidades dos verdadeiros brasileiros. A maioria dos índios estão contaminados pelo homem branco, é mais fácil ver um Índio em um açougue que caçando. Então vamos parar e ver quais as suas maiores necessidades, e não tratar os índios como inválidos e impotentes.

Yankees go home
Não ouvi ninguém falar dos problemas das termoelétricas europeias, ninguém criticou a Monsanto ou Nestle, ou falaram sobre as empresas poluidoras da China. Fiquei pasmo como os estrangeiros querem nos ensinar tudo, esqueceram o genocídio dos indígenas dos Estados Unidos, onde quase 1 milhão foram massacrados, na Europa onde mais de 90% das florestas foram desmatadas, o Japão que mata baleias até hoje, e por ai vai…

Quero ser Ecológico mas andar de carro
Todos queremos ter conforto, e a eletricidade é algo que adquirimos e nos traz muita comodidade. Acho que todos tem direito de reclamar, Belo Monte vai trazer prejuízos ecológicos, mas uma usina nuclear vai trazer mais prejuízo ainda e as termoelétricas é algo impensável. Pense antes de fazer!


Fracasso começa pelo começo!
Quem foi a Cúpula dos Povos com a intensão de contribuir e aprender teve uma grande decepção, falta de informação sobre a programação, insustentabilidade por toda parte, água em copos plásticos, sem lixeiras para materiais recicláveis, salgadinhos e refrigerantes a vontade, faltava lugares para alimentação, faltava transporte público privilegiando os táxis e transporte individual, bugigangas de todos os tipos sendo vendida, desde camisetas de ONG até arco e flecha. Ainda não defini se era uma feira livre ou um shopping.

Como salvar o futuro
Não dá para exigir que os países tomem providências, e se eles não tomarem? Então ficaremos parados?
Acho que somos células de um ser chamado Terra, se um órgão (Estado) não nos guia de forma coerente todos morremos. Mas podemos como células reagir e cada uma fazer sua parte, se eu reciclar meu lixo, o vizinho e o outro vizinho , não existe a necessidade do Estado fazer uma lei obrigando a reciclagem.

Por sua vez se a Nike usa trabalho escravo na Índia podemos mudar para Adidas, se a Nestle desmata a Tailândia podemos trocar por produtos do concorrente. Essa atitude vai punir mais que qualquer multa aplicada pelo governo e fazer com que as empresas mudem para não perder mais clientes.


Por fim..
Na Rio+20 todas as negociações foram um colossal desperdício de tempo e um grande carnaval fora de época.




Fonte: http://www.vidasustentavel.net/sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário